domingo, 27 de setembro de 2009

BikeTour 28-09-2009

O domingueiro de hoje contou com um convidado - o Joni. Contou também com o penalti do sr.Rocha! Esperamos que o facto do tour de hoje ter sido um kadito de nada mais puxadito não tenha assustado o amigo Joni e esperamos vê-lo nas nossas voltas Trambolhisticas mais vezes!
Arrancamos do Centro de Saúde subindo imediatamente o Tronco pela estrada e seguimos pela D.Miguel até Valongo. Uma vez lá, atravessamos a cidade e subimos a serra até ao marco geodésico, onde tiramos uma foto de grupo - atenção aos mais susceptiveis: gajos feios cománoite!
De seguida apanhamos o Singletrack, onde o Sr.Nuno amandou um assapa-cu sem consequências. Do ST seguimos pelo trilho com algumas pedritas (bem ao gosto do sr.Rui, e onde o sr.Óscar desmontou num rompante - ensaiando para o que viria mais tarde) até ao trilho das pontes, onde paramos para um merecido lanche.
Findo o trilho das pontes (não sem antes o sr.Nuno amandar mais um assapa-cu) fizemos um kadito de estrada e voltamos a subir a serra pelos estradões. De volta ao topo optamos por descer por um trilho que começou com um aspecto bastante rolante, mas os líderes do pelotão decidiram fazer um corte à direita e descemos rapidamente a encosta por uma "parede" cheia de degraus no fim - o sr.Óscar aproveitou para experimentar o silvado local!
Atravessamos Valongo indo até ao Parque da Cidade - iamos à água mas o bebedouro estava sêco, parece que a Câmara esqueceu-se de pagar a conta da água!
Daí seguimos o trilho pedonal até à entrada do Parque Paleozóico, perto do fim do trilho o sr.Óscar faz um mortal encarpado na escarpa com a Burra agarrada, ganhando assim a taça Trambolhão do mês (as melhoras para a prova sr.Óscar)!!
Apanhámos enfim a estrada que atravessa o Parque Paleozóico, e no alto de Belói o sr.Rui consegue, habilmente xular água a um sr de idade que regava o jardim - muito bem amigo!
Após descer Belói tivemos que escalar para o estradão que nos levava a Gens - mas o sr.Rui voltou a ter cãimbras e nesta altura o sr.Hélder já estava na reserva.
Sob ameaça do rolo da massa nas bentas, o sr.Flávio esforçava-se para apressar o grupo, mas a força não estava com alguma da malta, mesmo o sr.Óscar (derivado de ter andado à joelhada às pedras)!
De Gens seguimos directos pela estrada até à Sousa!

Podem ver as fotos neste link

Estatisticas:



Mapa:


Videos:
ST Valongo - P1

ST Valongo - P2

ST Valongo - P3

Trilho das Pontes - P1

Trilho das Pontes - P2

domingo, 20 de setembro de 2009

BikeTour 20-09-2009

Hoje conseguimos fazer um domingueiro bastante decente, mas os azares acompanharam-nos fazendo-nos demorar mais do que o previsto... coisas que acontecem!
Ás nove e pico arrancamos do Centro de Saúde e dirigi-mo-nos para a Linha de Jancido, trepamos até lá acima e atravessamos para o alto da Chieira, de onde descemos a conducta de Compostela - onde o Sr.Pedro trambolhou.
Viramos depois para a pista de motocross, que não pudemos fazer por estar ocupada, e seguimos para o alto do Sardão. No caminho alguém teve a ideia de inventar novos caminhos o que originou a andarmos a trepar uma encosta bem íngreme!
No Sardão viramos para a Marina e daí trepamos a estrada para Covelo, junta à cascata entramos novamente nos trilhos e trepamos até às obras.
Tentamos passar pelo tunel mas estavam a fazer rebentamentos pelo que voltamos para trás e seguimos os trilhos até à estrada da Serra das Flores, a qual escalamos até ao topo!
Descemos para a Sarnada (onde o Sr.Jorge ficou sem travão de trás) e seguimos a estrada até ao alto de Aguiar de Sousa.
Entramos na Serra de Gens e descemos para Gens (Sr.Flávio fura o pneu da frente - que aparentemente estava cheio duma nha-nha cor-de-rosa mal-cheirosa...), apanhamos o trilho no alto de Gens (onde o Sr.Rui pregou um valente susto aos colegas atirando-se para o chão com cãimbras) em direção a Travassos e descemos para a ponte - onde o Sr.Meireles trambolhou.
E fizemos um calmo regresso a casa!

Ver as fotos do Bike Tour aqui

Estatisticas:



Mapa:


Videos:

domingo, 13 de setembro de 2009

BikeTour 13-09-2009

O nosso domingueiro de hoje contou com o regresso às lides Trambolhisticas dos Srs. Miguel & Pedrito e com a participação do Sr.Meireles - o qual esperamos voltar a ver em futuros BikeTours e que venha mesmo a tornar-se um Trambolhista, visto que até tem queda para a coisa!
Arrancamos da Sousa para subir até à Pedreira e seguimos até ao Regato, apanhamos a Rua do Tronco até ao alto e viramos para o trilho que nos levou até ao Singletrack.
Descemos o Singletrack e de seguida o trilho para a Fonte. Após um breve reabastecimento seguimos e atravessamos o Choupal até Ferreirinha e escalamos a estrada para Gens.
Chegados ao alto de Gens descemos o trilho para o antigo campo da bola de Covelo e apanhamos a linha descendo para a cascata no Rio Sousa, onde aproveitamos para fazer o lanche e refrescar os corpos.
Voltamos à linha e subimos até Gens para descer rapidamente a Pesqueira regressando assim à Sousa.
Para terminar em beleza fomos para a Rocha aviar a já tradicional tolada no Douro e lavar a terra acumulada nas muitas nuvens de pó!
PS.: Belos tombos Sr.Meireles!

Podem visualizar as fotos em: Albúm de Fotos

Estatisticas:


Mapa:




Videos:
Tronco » Singletrack


Singletrack » Fonte


Fonte!


Choupal


Gens » Campo da bola de Covelo


Pesqueira
video

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Marão

Hoje decidimos acabar uma semana de férias com um passeio diferente. Assim sendo os Srs.Drs. Flávio & Nuno arrancaram de manhã - mas de carro! Paramos na Pousada do Marão, sitio onde finalmente montamos as respectivas Mikas e iniciamos mais um BikeTour Trambolhista - e este é um que aconselhamos vivamente a todos os Trambolhistas!!
Percorremos vários trilhos que nos levaram por paisagens deslumbrantes - como o tunel - até perto de Murgido, onde viramos para o parque eólico e ascendemos acima dos 1300m de altitude - e sem grande dificuldade!
Atravessamos o parque eólico até ao Alto da Serra, apanhando a estrada de regresso à Pousada - onde atingimos uma velocidade vertiginosa - o sr.Flávio registou uma máxima de 79,9km/h no seu velocimetro!
Fazendo as contas são dois recordes num unico BikeTour: maior altitude e maior velocidade!!

Estatisticas:


Mapa:

Album de fotos

Videos:
Photo-Shoot #1: Parque Eólico, perto de Murgido


Photo-Shoot #2: Alto da Serra

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Travessia ao Poço Negro

Hoje arrancamos com um objectivo: fazer a travessia para o Poço Negro.
Assim arrancamos à hora do costume, passamos pela Fonte e atravessamos o Choupal para Ferreirinha. Daí subimos para Gens e descemos um trilho novo para Covelo, indo ter ao antigo campo da bola.
Seguimos os trilhos do Tunel até a Sernada e apanhamos o trilho para o alto da Srª.do Salto na igreja de Aguiar. Chegados ao alto viramos para a Serra de Stª.Iria.
E subimos, e escalamos, e subimos... Até ao alto, a 410m!
E logo após um subida que não parecia ter fim, na primeira descida o sr.Nuno furou, e mais uma vez na descida do Singletrack.
Após muito sofrer nas escaladas de Stª.Iria e com o calor intenso, a atingir os 42ºC, lá chegamos ao Poço Negro. Mas tivemos que mudar os nossos planos de ir lá abaixo mandar uma tolada pois nesta altura já ninguém tinha água!
Assim, em vez de descermos para o Poço Negro pelo trilho que nos levava claramente lá abaixo, mas que nos afastava da civilização, enveredamos por outro que também descia mas em direcção a Melres.
Acabamos por almoçar num vale com bastante sombra (e onde a temperatura era duns refrescantes 35ºC) e depois voltamos a escalar para Melres, onde paramos no primeiro tasco para reabastecer de água, muita água.
Daí foi simplesmente fazer a marginal de regresso a casa, não sem antes fazermos mais uma paragem para reabastecer no Freitas e outra para a tradicional tolada na Rocha!

Estatisticas:


Mapa:


Album de Fotos

Videos:

Logo após a graaaaande escalada no inicio da Serra de Stª.Iria


Um trilho bastante complicado, regos, gravilha e pedregulhos de dimensão respeitável


Trilhos calmos e belas paisagens!


Muito perto do destino...

domingo, 6 de setembro de 2009

BikeTour 06-09-2009

Mais um domingueiro na ressaca dum casório, desta feito o do sr.Rocha - que faltou devido a compromissos matrimoniais.
Como o sr.Rui se sentia mais fora de forma por ter estado ausente durante uma semana arrancamos da Sousa com o intuito de fazer um passeio bem soft!
Assim sendo subimos a Pesqueira até Gens e continuamos até ao alto para descer para Covelo, pelo trilho até ao antigo campo da bola. Depois entramos no trilho do Tunel e fomos até a Sarnada. Chegados a Aguiar viramos para a igreja e seguimos o trilho até às traseiras da Srª. do Salto, e descemos o estradão até ao fundo - juntamente com muitos outros BTTistas e alguns motards - onde fizemos o nosso lanche!
Escalamos a estrada para Aguiar de Sousa e continuamos a subir até ao alto da Serra de Gens. Descemos para Gens onde chegados à estrada o sr.Nuno furou! Seguimos pelo alto e descemos o trilho para a ponte de Travassos.
Regressados à Sousa o sr.Óscar abandonou o grupo pois já sentia o peso do rolo da massa! Os restantes seguiram para a já tradicional tolada na Rocha, e no caminho ainda apanhamos mais um Trambolhista, sr.Pedro.
Voltamos para a Sousa e demos por terminado mais domingueiro.

Estatisticas:

Mapa: