domingo, 29 de maio de 2011

BikeTour 29.05.2011

Hoje os Trambolhistas começaram o dia mais cedo pois tinhamos planos de ir à Stª.Justa, encontrando-nos pelo caminho com o pessoal do Soldado Desconhecido.

Assim sendo encontraram-se às 8:30 no sitio de sempre os srs.Jorjão, Pedrito, Igor, Claudia, Flávio, Nuno, Rui - tendo-se depois juntado os srs.Carlos, Sérgio e o pessoal do Soldado Desconhecido na Churrasqueira D.Miguel no alto de S.Pedro da Cova.

Com toda a malta reunida fizemo-nos à estrada tendo por destino o Sanatório, mas um percalço com a bina do Pedrito obrigou a um remake de planos - Soldados pela D.Miguel até ao Sanatório e Trambolhistas pelo trilho empedrado da ZI das Mimosas acima.

Reunidos novamente os dois grupos no Sanatório seguimos pelo single até à base da Stª.Justa, onde o adiantar da hora nos fez seguir pelo estradão abaixo em direcção ao Paleozóico - descida durante a qual o sr.Igor aviou um pequeno trambolhão inconsequente.

Chegados ao largo da conducta seguimos pela esquerda para seguir pelo single dos Incas - trilho brutal - que nos levou ao Paleozóico.

Atravessamos para o parque de merendas e seguimos alguns trilhos até ao alto de Beloi - incluindo uma escalada curta mas bem inclinada até ao catrão.

Descemos até ao estradão do Lameiro, onde o sr.Sérgio se despediu seguindo para casa, que seguimos até Gens, mais especificamente até ao campo da bola - de onde nos aventuramos pelo trilho da Casa Branca que descemos rapidamente até o Lure33 furar, mas dominar sem tombar!

Seguimos até Ferreirinha onde nos despedimos da malta do Soldado pois a hora já ia adiantada e eles decidiram atalhar para casa.

Nós seguimos pelo trilho do Choupal, até a fonte - onde re-atestamos cantis (ufa que hoje fez calor) - e daí para o campo vadio onde tiramos uma foto de grupo.

Regressados à Sousa foi hora de dar por findo este belo domingueiro e das despedidas.

Até domingo.



Estatísticas:


Fotos:


Video:



domingo, 22 de maio de 2011

BikeTour 22.05.2011

Um domingo soalheiro, verdadeiramente primaveril, acolheu os Trambolheiros António, Carlos, Celso, Claudia, Igor, Jorjão, Nuno, Pedrito, Rui e os amigos Filipe e Rui - que se propunham fazer um domingueiro clássico e numa versão aligeirada!
Assim arrancamos do ponto de encontro e dirigimo-nos pela avenida até à curva dos vinte-e-oito para apanhar o trilho que nos levaria até a Pedreira e daí ao alto do Tronco, sitio onde nos encontramos com alguns senhores que vinham um pouco atrasados. Infelizmente o sr.António viu-se obrigado a terminar a sua volta ali mesmo pois uma mazela nas costas estava a fazer-se sentir e não é bom facilitar com essas coisas - as melhoras rápidas e completas caro amigo!
Escalamos calmamente o Tronco, mas já perto do cume a Mikas do sr.Rui entrou em greve - a cassete não transmitia movimento ao cubo e lá ia o moço a pedalar em seco, e lá foi o Rui com a Mikas pela mão até ao topo.
E como para descer não é preciso pedalar, enveredamos por um novo trilho guiados por um sr.Rui desembraiado - uns singles muito bons, com drops e saltinhos e muito flow. E assim andamos ali no Tronco a conhecer os novos singles antes de seguir pelo singletrack - onde os srs.Jorjão e Igor mandaram uns trambolha e enrola no mato, e o sr.Celso protagonizou um aparatoso trambolhão por cima do volante e cambalhota!
Fizemos apenas a primeira parte do singletrack pois viramos para o empedrado até à fonte, onde reabastecemos água e energia e nos despedimos do sr.Rui que deu por terminada a sua volta.
Seguimos pelo trilho do Choupal, evitando habilmente as ardilosas e malvadas urtigas, e de Ferreirinha subimos a Gens pelo trilho em zigue-zague até ao campo da bola. Uma escalada imponente feita nas calmas para poupar forças.
Sempre em upa-upa até Midões para apanhar o estradão que nos levaria ao trilho da Pesqueira. Mas mal arrancamos o pneumático traseiro do sr.Filipe fez um snake-bite e tá de trocar a camara.
O trilho da Pesqueira nunca desilude e fizemo-lo a uma velocidade claramente acima da média, sempre a abrir - lindo!
Regressados à Sousa, ao Campo Vadio ainda deu tempo de trocar nova camara no pneu do sr.Filipe e apreciar o cheiro da patuscada da associação dos Amigos da Foz do Sousa.
No regresso ao ponto de encontro a srª.Claudia ainda se mandou ao tapete ao escorregar no lancil do passeio...
E demos por findo o nosso domingueiro!
Até domingo!

Estatíticas:


Fotos:



Videos

domingo, 15 de maio de 2011

BikeTour 15.05.2011

Para este domingueiro os Trambolhistas prepararam algo diferente, e por isso mesmo eram umas oito e um quarto da madruga quando os srs.Carlos, Flávio, Jorgito, Jorjão, Nuno, Pedrito, Rui e a srª.Elaine que se estreou hoje nas lides bêtêtisticas!
Colocamos as Mikas nos carros e seguimos até à marina de Melres, local escolhido para iniciar as pedaladas.
Subimos pela EN108 até às Cavadas, seguingo até Branzelo onde entramos nos trilhos. Esperava-nos a longa e continua escalada até ao topo da serra de Stª.Iria, de onde podemos contemplar a curva do rio Douro na praia da Lomba.
Prosseguimos por um sem fim de sobe-e-desce, com acentuada predominância do sobe. Andando por vezes à procura do trilho certo por entre o emaranhado de trilhos que serpenteiam estas serranias.
Com algum esforço e muita diversão lá chegamos ao nosso objectivo: Cabroelo e o inicio do seu famoso trilho das pontes.
Este trilho fez juz à sua fama, brindando-nos com um flow espectacular. Com curvas apertadas, pequenos drops e as pontes muito bem feitas e conservadas. Zonas fluídas a permitir um ritmo elevado e zonas mais técnicas a exigir mais atenção e unhas fincadas - tanto que o sr.Dode lá foi ao trambolhão.
Acabado o trilho esperava-nos mais subidas, duras e inclinadas obrigando-nos a andar com as Mikas pela mão. E o adiantar da hora fez-nos analisar os GPS's e atalhar para os carros.
Seguimos por uns estradões que nos levaram ao rio Mau, que atravessamos e tomamos o trilho para o topo do Poço Negro. Descendo em direcção à civilização e de regresso a Melres, começando por um trilho pejado de regos e pedregulhos no qual o sr.Nuno protagonizou um desmonta e corre forçado.
De regresso às estradas descemos rápidamente para a estrada marginal e seguimos junto ao rio Douro de regresso aos carros.
Regressamos à Sousa com uma barrigada de trilhos e demos por findo um domingueiro espectacular.
Até domingo!

Estatísticas:


Fotos:


Videos:




HD


domingo, 8 de maio de 2011

BikeTour 08.05.2011

O dia amanheceu cinzento, deixando antever um domingueiro chuvoso, mas tal não se viria a confirmar tendo S.Pedro dado aos Trambolhistas Celso, Claudia, Jorgito, Jorjão, Flat, Igor, Nuno e Rui um domingueiro sem pluviosidade!
Após o habitual mini-debate acerca do itinerário arrancamos pela rua das Águas até ao Campo Vadio para seguir para a fonte e para o trilho do Choupal - escorregadio q.b. e com bastante arvoredo.
Subimos de Ferreirinha para Gens pelo catrão e seguimos em direcção a Midões virando depois para um novo trilho - empedrado e divertido - desaguando no estradão do Lameiro que nos levou até ao alto de Beloi.
Voltamos ao catrão para atingir o alto de Aguiar, onde tivemos que optar por uma das duas opções: Campo ou Covelo. Como Covelo fica mais à mão para o regresso foi esta a opção escolhida.
Seguimos portanto serra abaixo pelos trilhos e singles rápidos e técnicos que nos levaram até à beira rio, ao trilho empedrado Aguiar-Covelo - lanche junto ao rio para repor energias e siga pra bingo.
Seguimos calmamente o trilho até Covelo, parando nas escadas de fraga para filmar e bater umas chapas, e chegados à estrada lá escalamos de volta a Gens, fugindo ao catrão (que faz mal).
Chegados a Gens enveredamos pelo, já saudoso, trilho da Pesqueira - descido, como sempre, de pedal a fundo!
Já perto do fim ainda houve tempo para uns saltos nas pocinhas e para ver a srª.Claudia trambolhar (sem consequências) na água e nas fragas escorregadias.
Regressados à Sousa foi hora das despedidas.
Até domingo!

Estatísticas:



Fotos :



Videos:


domingo, 1 de maio de 2011

BikeTour 01.05.2011

Hoje fizemos um domingueiro para celebrar o dia do trabalhador, tendo-se reunido para o efeito no Centro de Saúde da Foz do Sousa os srs.Claudia, Dode, Igor e Nuno.
Após alguma deliberação seguimos pela linha subindo até Jancido e sempre para cima até ao Alto do Sardão - uma escalada que começou seca mas acabou sob uma bela chuvada.
Descemos depois para a albufeira da barragem seguindo pela marina, apreciando as barcarolas, e escalando do outro lado a Serra das Medas até ao trilho da Conducta - que se encontrava com uma primeira parte acessivel mas com bastante pedra no fundo, enfim sempre emocionante.
Esperava-nos agora a escalada até junto da A43, uma bela estafa que seria recompensada com a descida para a junta de Covelo onde voltamos ao catrão para atravessar a localidade e regressando aos trilhos por cima da linha escalando até Gens.
Tinhamos pensado descer pela Casa Branca, mas após uma paragem para repor energias no estradão de Midões o Dode levou-nos por um trilho novo, espectacular que nos levou ao estradão do Lameiro - junto ao campo da bola.
Subimos para as traseiras e descemos à direita, pelo trilho da fraga até ao regato - de longe as maiores inclinações de todos os trilhos, lindo!
Seguimos para Ferreirinha onde tomamos o trilho do Choupal, onde quem seguia de calções se ia queixando das urtigas, nossas amigas, e seguimos para o alto da fonte para fazer a pequena descida pela pedra.
Regressamos depois à Sousa dando por concluído o nosso passeio!
Até domingo.

Estatísticas:

Videos: