Após um interregno algo prolongado, mas forçado, eis-nos de volta às lides do pedal!
Aproveitando uma tarde paxorrenta de domingo, estranhamente primaveril para os dias que temos tido, pegamos nas binas - após um bom tempo de espera para digerir o repasto domingueiro.
Planeamos e seguimos numa rota que nos levou a dar a volta a parte do Rio Boco, sempre junto à água.
Saimos de casa directos ao parque municipal de Vagos e atravessamos a ponte sobre o Boco para virar em direcção a Pedricosa - bonita povoação, sossegadamente perdida entre os campos e bosques na margem direita do rio.
Prosseguimos pelos estradões e caminhos junto ao rio, passando junto ao antigo Mosteiro de S.Romão do Rio Boco - actualmente em ruínas - e seguindo para Ílhavo.
À entrada da vila viramos para a Vista Alegre e fomos visitar este pequeno aldeamento, com as suas casas e infraestruturas de apoio, tudo construído num estilo muito típico e que remonta a tempos idos de 1824.
Após algumas fotos, seguimos caminho para o rio, que atravessamos na Ponte da Vista Alegre, e enveredamos por um estradão à margem da água.
Esta opção levou-nos a molhar os pés pois parte do trilho estava inundado pela maré alta, fosse altura de marés vivas e teriamos água suficiente para dar umas braçadas! :D
Após chapinhar como catraios fomos até ao sanctuário da Srª.de Vagos, local de culto e grande devoção à Senhora e cujos registos remontam ao século XII, tendo lá ido rezar os Reis D.Afonso II, D.Sancho II e D.Manuel I.
Lá aproveitamos a calmaria e as excelentes zonas de pic-nic para repor forças.
Regressamos depois a casa, satisfeitos com o giro e com uma mão-cheia de belas paisagens e cheiros para recordar.
Estatisticas:
Fotos:
Sem comentários:
Enviar um comentário