Um domingueiro no dia de Stº.Amaro em que fomos presentados com uma bela chuva, ininterrupta e refrescante, para nos fazer companhia nas nossas pedaladas.
Assim sendo, mais ou menos à hora do costume, lá se encontravam os senhores António, Celso, Flávio, Nuno e Rui.
Como a manhã estava fria e encharcada fomos ao café tomar uma dose de cafeína despertante. Ainda se tentou ajudar uns colegas com problemas, mas infelizmente teriam que ir a um médico de Binas - esperamos no entanto que um dia se juntem a nós nas nossas maluqueiras!
Seguimos caminho pela Rua das Águas, mirando o avantajado e revolto Sousa, e debatendo se se passaria ou não pelo trilho do Choupal. Óbvio que as opiniões divergiam, sustentadas pelos mais diversos argumentos pelo que chegados à ponte de Travassos ainda não havia consenso. Por isso os senhores António, Celso e Flávio mandaram-se escadas abaixo com consequências nefastas para a roda traseira do Sr.Flávio - transformada num oito e salva pelas mãos do Sr.Celso para o resto da volta!
Seguimos então ao Choupal, apesar de o rio Ferreira estar notoriamente subido. Claro que chegados à entrada do trilho foi um ver se te avias de lançar desafios a ver se alguém se aventurava a enfrentar a torrente de água. Sem voluntários que se sacrificassem em prol dumas fotografias e filmagens engraçadas arredamos pedais de volta à ponte e seguimos pelo trilho da Pesqueira acima.
Muita água, muita lama e muito movimento. Lamentamos foi ver um senhor equipado à prova desrespeitar tudo e todos fazendo-se ao trilho passando quer por quem cedia passagem quer por quem passava - amigo, esperamos que tenha chegado bem ao seu destino!
Chegavamos entretanto a Gens e por esta altura já o destino estava... destinado: um novo trilho com ar prometedor anteriormente mirado no outro domingueiro. Só tinha um senão: subir, subir muito!
E lá fomos, calmamente, subindo Midões e pela serra de Gens. Não até às antenas, felizmente, mas certamente que pouco terá faltado - apesar do nevoeiro nos impedir de avaliar a distância.
Uma pequena pausa para recuperar o fôlego e lanchar e equipamo-nos devidamente para a descida à nossa frente.
Um belo trilho, serpenteante e de vertentes bem íngremes, completamente pejado de pedras, pedregulhos e pedrinhas, raiado de regos e degraus - em suma: um trilho bem ao nosso gosto e bem divertido.
Lá pelo meio os Srs.Flávio e Celso tentaram negociar uma curva a par tendo acabado o ultimo na berma a ouvir o pneumático dianteiro esvair-se em ar. Felizmente o slime aguentou o bixo até ao fundo!
Engatamos no trilho Aguiar-Covelo, que tivemos que partilhar amigavelmente com malta duma prova que decorria por ali, para o nosso regresso a casa. É um trilho duro, com aquela fraga e lama toda, mas faz-se bem e dá para umas aventuras divertidas.
De Covelo decidimos regressar a Gens pela estrada, o Sr.Celso teve de re-atestar o pneumático e siga de volta à Pesqueira para o retorno, não sem antes o dito pneumático levar nova camara!
Regressamos à Sousa com toda a brida e paramos no nosso ponto de encontro - muito animado com as festividades do Stº.Amaro, que decidimos honrar com uma bela broa-doce e uma Jeropiga no parque de merendas debaixo da ponte.
Dois dedos de conversa e cada qual para sua casa aquecer o corpo no duche e lavar a lama.
Até ao próximo domingo!
Videos:
Sem comentários:
Enviar um comentário