quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Travessia ao Poço Negro

Hoje arrancamos com um objectivo: fazer a travessia para o Poço Negro.
Assim arrancamos à hora do costume, passamos pela Fonte e atravessamos o Choupal para Ferreirinha. Daí subimos para Gens e descemos um trilho novo para Covelo, indo ter ao antigo campo da bola.
Seguimos os trilhos do Tunel até a Sernada e apanhamos o trilho para o alto da Srª.do Salto na igreja de Aguiar. Chegados ao alto viramos para a Serra de Stª.Iria.
E subimos, e escalamos, e subimos... Até ao alto, a 410m!
E logo após um subida que não parecia ter fim, na primeira descida o sr.Nuno furou, e mais uma vez na descida do Singletrack.
Após muito sofrer nas escaladas de Stª.Iria e com o calor intenso, a atingir os 42ºC, lá chegamos ao Poço Negro. Mas tivemos que mudar os nossos planos de ir lá abaixo mandar uma tolada pois nesta altura já ninguém tinha água!
Assim, em vez de descermos para o Poço Negro pelo trilho que nos levava claramente lá abaixo, mas que nos afastava da civilização, enveredamos por outro que também descia mas em direcção a Melres.
Acabamos por almoçar num vale com bastante sombra (e onde a temperatura era duns refrescantes 35ºC) e depois voltamos a escalar para Melres, onde paramos no primeiro tasco para reabastecer de água, muita água.
Daí foi simplesmente fazer a marginal de regresso a casa, não sem antes fazermos mais uma paragem para reabastecer no Freitas e outra para a tradicional tolada na Rocha!

Estatisticas:


Mapa:


Album de Fotos

Videos:

Logo após a graaaaande escalada no inicio da Serra de Stª.Iria


Um trilho bastante complicado, regos, gravilha e pedregulhos de dimensão respeitável


Trilhos calmos e belas paisagens!


Muito perto do destino...

1 comentário:

  1. Pessoal excelente volta, muito bom mesmo... Podiam so me dizer a localizao exacta da cascata do poço negro?
    cumprimentos

    ResponderEliminar