domingo, 10 de abril de 2011

BikeTour 10.04.2011

Hoje fizemos um domingueiro algo diferente do habitual pois fomos para Valongo fazer uma volta guiada por aquelas ribas e por trilhos nunca antes pedalados!
Assim, às oito da madruga já se bulia, bikes nos carros, boleias para aqui e para acolá e meia hora depois estavam todos os Trambolhistas - os srs.António, Carlos, Celso, Claudia, Dode, Flávio, Nuno, Pedro e Rui - a tomar o seu cafézinho nas bombas do Tronco antes de nos fazermos à estrada.
Pouco depois chegávamos à quinta da Lousa, ponto de encontro com os nossos cicerones, amigos do sr.Carlos e o sr.Gui - rapidamente tiramos as Mikas dos carros, colocamos capacetes e luvas, o sr.Flávio meteu uma camara de ar nova com um remendo de cartão (por causa do corte na lateral do pneu traseiro) e seguimos caminho!
Começo auspicioso com a escalada da serra, em bom ritmo que as forças ainda abundavam, e lá no alto seguimos por novos trilhos. O sr.Flávio tirou o pneu do aro num salto e foi experimentar o tapete, mais à frente - numa descida que abava sorrateiramente num degrau que impunha um ésse apertado - o sr.Carlos também foi ao chão.
Seguimos por mais uns trilhos e entramos no catrão, onde rolamos uns quilómetros até ao sopé da serra das Pias - adivinhava-se uma escalada longa, anunciada nos três quilómetros de extensão, durante a qual o sr.Gui furou o pneumático traseiro.
Escalamos calmamente, mas seguramente, cruzando-nos com um batalhão de XC que subiam como se fossem de motas, e continuamos até à escarpa no alto, de onde se consegue ver o mar - aproveitamos para bater umas chapas e fazer um snack pois a partir dali seria quase sempre a descer!
E assim foi, descemos para o lado de Beloi e seguindo para o parque Paleozóico em Campo - um trilho com um inicio bastante técnico, com muita pedra solta, fraga e drops (num dos quais o sr.Pedro protagonizou um aparatoso espetanço no eucalipto) e segiu com uma descendente mais rolante na zona intermédia terminando num singletrack curto mas espectacular! Singletrack esse que serviu para o pessoal apurar a técnica do cai-pró-lado.
Chegados à beira rio o sr.Pedro constatou que o cabo do desviador encomendou a alma pelo que teve que pedalar o regresso aos carros em oitava - hah valente! Os srs.António e Celso, já apertados pelos compromissos familiares tomaram a dianteira.
Seguimos junto ao rio, pelo parque Paleozóico e por Campo, apreciando a paisagem bucólica desta zona, de regresso a Valongo - a partir daqui foi sempre a rolar em catrão até aos carros.
Despedidas aos nossos simpáticos ciceronas, Mikas nos carros, tira luvas & cascos e segue prá Sousa! Paragem no alto do Tronco para entregar o sr.Carlos em casa e alguém afirma que irá descer o Tronco... bem, amigo Rui, sozinho é que não vais!
E lá foram os srs.Flávio, Nuno e Rui Tronco abaixo, sem grandes pressas pois já não havia pernas para mais efectuando a descida nuns muy respeitosos 3:28!
Adeus, adeus e até domingo - na maratona dos Trilhos do Carril (Macinhata do Vouga) para uns, domingueiro tipico para outros!

Estatísticas:


Fotos:


Videos:
SD


HD

Sem comentários:

Enviar um comentário