domingo, 1 de agosto de 2010

Marão - 01.08.2010

Pouco passava das 7:30 da madruga quando os primeiros Trambolhistas chegaram ao ponto de encontro e pouco depois encontravamo-nos nas bombas do Tronco a abastecer diesel e cafeína enquanto aguardavamos a chegado do amigo Balzak, que chegou uns 5min depois - apesar do Zé não se fiar muito na cronometragem.
Uma vez todos juntos arrancamos pela A4 acima, fazendo um pequeno stop'n'go na área de serviço de Penafiel para juntar o amigo Gui ao grupo.
Chegamos ao nosso destino, o parque junto à pousada do Marão, por volta das 9:00 e uns quinze minutos depois começamos a pedalara, dando assim inicio ao Passeio Trambolhistico na Serra do Marão!
O grupo, composto pelos srs.Carlos, Celso, Luis, Flávio, Nuno, Tono, Balzak e Gui, entrou nos trilhos da serra logo abaixo da Pousada, aquecendo os músculos logo na primeira subida lançada e iamos aproveitando ao máximo a primeira descida quando um furo na bina do Gui nos obriga a uma paragem não planeada.
Seguimos os trilhos, apreciando não só a boa companhia e disposição, como também as paisagens deslumbrantes e únicas proporcionadas a 850m de altitude!
Pouco após nos cruzarmos com outro grupo de colegas bêtêtistas fomos dar a uma pequena ponte num ribeiro, onde após uma sessão fotográfica com algumas peripécias o Flávio deu inicio à série de azares que o assolaram o resto do passeio furando o pneu dianteiro.
Reparado o furo seguimos caminho aproveitando uma descida bastante empedrada para aumentar o ritmo, tanto que o sr.Flávio protagonizou um perigoso desmonta-por-cima-do-volante-e-faz-mortal-para-cima-de-pedras numa ultrapassagem perigosa. Felizmente sem consequências mais graves do que arranhões e hematomas!
Mais uns metros de descidas e eis que chegam as inevitáveis subidas, no caso loooongas pois tinhamos pela frente a escalada às eólicas, situadas a mais de 1100m de altitude!
O sr.Luis revelou-se um valente e alcançou o parque eólico num esforço estóico - ultrapassando o cansaço evidente, próprio de quem se aventura nestas andanças pela primeira vez (hah valente! mal sabias tu que ainda faltavam escalar mais de 200m)!
Quando arrancamos o pneu do Flávio esvaziou com grande estilo obrigando a mais uma reparação da camara, mas quando reiniciamos esta encomendou a alma ao criador e lá tivemos que "arranjar" uma solução - muito bem sugerida pelo amigo Balzak - e que funcionou às mil maravilhas!
Depois foi só escalar os montes e vales do parque eólico até à estrada de acesso que nos levaria de volta aos carros e ao término do passeio - mas não sem antes tirarmos a foto de grupo, acima dos 1300m.
A descida pela estrada foi rápida (com velocidades acima dos 70km/h) o que nos permitiu regressar aos carros antes da chegada das senhoras.
Arrumadas as Mikas e mudada a roupa fomos até Amarante lavar o pó dos corpos no rio e almoçar para repor forças. Depois pique-nique e casinha!!
Ficou o bixinho e a vontade de combinar o próximo passeio serrano.

NOVAS FOTOS: Marão 2 -Album do Celso


Fotos:


Estatisticas:

Sem comentários:

Enviar um comentário